Corpo Técnico conceituado

Engenheiros Civis especialistas

 

A Teixeira & Costa Engenheiros Associados possui corpo técnico de Engenheiros Civis especialistas, em especial na área de Patologia da Construção e Direito Imobiliário. O Engº Roger Teixeira e a Engª Juliane da Costa Santos possuem amplo acervo técnico comprovado de avaliações, perícias e laudos técnicos realizados. São Peritos associados ao Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE), a mais alta associação de Peritos em Engenharia do Brasil.

 

A credibilidade alcançada pelos Peritos da Teixeira & Costa ao longo das inúmeras experiências com perícias judiciais, extra-judiciais, avaliações, medição de execução, patologias, vícios, defeitos, acidentes e sinistros em imóveis, tornou nossos engenheiros conceituados em Curitiba e em todo Paraná ao longo dos anos. Seus laudos periciais, realizados com alto nível de embasamento e fundamentação técnica, são constatamente utilizados para resolução de problemas construtivos e na eventualidade de embates judiciais.

 

Os engenheiros da Teixeira & Costa são autores de dois livros pela Editora Pini ("Laudo de Reforma" e "Inspeção para Compra de Imóveis"), respeitada referência nacional em livros técnicos de Engenharia. Não longe disto, ministram aulas e seminários no Instituto Pini em São Paulo, com transmissão ao vivo para assinantes no Brasil. 

 

Além da atuação pericial em Curitiba/PR, devido à locação natural dos profissionais, são também chamados à perícia nas cidades do interior e litoral do Paraná e Santa Catarina. Os engenheiros possuem registro no CREA/PR e CREA/SC.

Conheça algumas empresas atendidas pela Teixeira & Costa

1/3

1/3

1/3
Cursos, Livros e Palestras

Curso: Vícios construtivos, Garantias e Inspeção Predial para Manutenção

 

No último dia 15/03 foi realizado curso para síndicos, a convite da CM Premium Administradora de Condomínios. O curso contou com o Engenheiro Roger Teixeira da Teixeira & Costa Engenheiros Associados, pós graduado em Patologia das Construções.

 

O conceituado perito em engenharia, curitibano e autor de dois livros (Laudo de Reforma e Inspeção para Compra de Imóveis - clique aqui para acessar a Loja Virtual da Editora), ilustrou e explicou casos comuns de patologias (problemas de construção) que acometem as edificações, desde pequenas casas até edifício de grande porte.

 

Assunto muito abordado, a questão da manutenção e sua relação com o prazo de garantia "deve ser objeto de correto embasamento durante uma perícia pelo engenheiro, pois não se pode grosseiramente atribuir todas as condições ruins de um imóvel apenas à execução falha", ponderou Roger Teixeira. (Divulgação JC)

Palestra: Incorporação Imobiliária e Entrega de Condomínios

 

Construtores, autonômos e empresários participam da Palestra "Incorporação Imobiliária e Entrega Condomínios" organizada pela Associação Comercial,Industrial e Agrícola (ACIAP) e ministrada pela Juliane da Teixeira & Costa Engenheiros Associados. Juliane é engenheira e especialista em Direito Imobiliário.

 

A Palestra mostrou como é elaborada a documentação técnica para as Incorporações Imobiliárias, os documentos necesários para registro de incorporação em conformidade à Lei 4591/64 e os procedimentos corretos para a entrega de condomínios novos, adentrando a recente Norma de Desempenho. 

Seminário: Laudo de Reforma com base na NBR 16.280 - Instituto Pini

 

O seminário "Laudo de Reforma com base na NBR 16.280" é destinada a engenheiros e arquitetos que atuam em obras residenciais e comerciais em edifícios, visando reduzir os riscos inerentes a todas as obras de cosntrução civil. É transmitida para todo o Brasil ao vivo a partir do Estúdio do Instituto Pini (São Paulo/SP).

 

Após a apresentação o Engº Roger Teixeira responde ao vivo perguntas dos assinantes.

Livros: "Inspeção para Compra de Imóveis" e "Laudo de Reforma"

 

Os engenheiros Roger Teixeira e Juliane da Costa Santos, ambos da Teixeira & Costa, são autores dos livros "Inspeção para Compra de Imóveis" e "Laudo de Reforma" da Editora Pini, referência nacional em livros técnicos de Engenharia, a qual publica diversas revistas técnicas (Techné, Construção Mercado, AU, dentre outras).

 

Ambos os livros encontram-se entre os mais vendidos da editora e podem ser adquiridos na Loja Pini.

 

O primeiro refere-se à inspeção durante a etapa de pesquisa e compra de um imóvel, visando a identificação de vícios, defeitos e desempenho inadequado em residências e apartamentos. Como divulgado na mídia, trata-se da primeira referência nacional ao já comum "home inspection" que ocorre nos EUA, quando um profissional é contratado para apontamento destes problemas, tendo o comprador pleno conhecimento de eventuais inconformidades que impactam no custo de reparos e até na viabilidade da venda.

 

O segundo livro trata-se da adequação das reformas aos preceitos da ABNT NBR 16.280. Livro de conteúdo mais direcionado (engenheiros, arquitetos e síndicos), ilustra os riscos encontrados nas reformas de unidades autônomas em edifícios.

Entrevistas

"Construir na legalidade não se limita às grandes obras" - Portal Massa Cinzenta

 

Mesmo que bem intencionada a reforma, o proprietário deve conhecer a legislação municipal para evitar aborrecimentos. A contratação de um engenheiro ou arquiteto é o ponto inicial de qualquer reforma - em muitos casos as familias podem ser beneficiadas pelo programa Casa Fácil do CREA/PR.

 

Sem a aprovação e ART, a obra é considerada ilegal e não é passível de averbação futura. Apesar do intuito de valorizar o imóvel, este erro pode ter um efeito contrário e acabar desvalorizando a residência.

 

Por vezes a regularização de obras construidas irregularmente não é possível devido às fugas comuns aos parâmetros municipais. Engenheiro da Teixeira & Costa explica didaticamente a importância de construir na legalidade.

 

Confira a entrevista: http://www.cimentoitambe.com.br/nao-se-iluda-reforma-tambem-precisa-de-alvara/

Reportagem sobre a recente Norma de Reforma - Bom Dia Paraná

 

A reportagem do Bom Dia Paraná (Globo/RPC) explicou quando a reforma em apartamentos deve passar pela análise prévia do Engenheiro ou Arquiteto, para elaboração de projeto e laudo com ART. Estas exigências são requisitos da recente "Norma de Reforma", a ABNT NBR 16.280/2014. Esta norma foi elaborada para coibir reformas desastrosas.

O Engenheiro Civil Roger Teixeira da Teixeira & Costa explicou que mesmo alterações simples, como a remoção de uma parede, podem sim comprometer a estrutura, inclusive em prédios de concreto armado, onde supostamente não haveria riscos.

 

Confira a reportagem completa: http://g1.globo.com/pr/parana/bom-dia-pr/videos/t/edicoes/v/vai-reformar-saiba-quando-escolher-um-engenheiro-ou-um-arquiteto/3382540/

Orientações para redução de riscos em obras - Revista Techné

 

A exigência da ABNT NBR 16.280, com ênfase na elaboração de planos para reformas é assunto que ainda causa certa confusão por parte de moradores e síndicos, sendo primordial a presença de profissionais mesmo em obras que aparentemente não causem interferências.

 

Já a inspeção periódica das edificações podem apontar defeitos que coloquem em risco o funcionamento do prédio ou mesmo sua segurança. 

 

Confira a entrevista: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/obras/novo-livro-da-pini-detalhaa-requisitos-para-a-elaboracao-de-339115-1.aspx

Seminário Nacional de Perícias do IBAPE

 

As perícias, inspeções e vistorias de Engenharia, tanto em edificações recém entregues, quanto naquelas com décadas de uso, foram destaques no II Seminário Nacional de Perícias do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, realizado no último 18/09, na belíssima cidade de Foz do Iguaçu/PR. O seminário discutiu as principais atividades periciais dos engenheiros no Brasil.

 

Na discussão da nova norma de reforma, os engenheiros citaram situações comuns que demandam análises criteriosas para permissão da obra em um apartamento. Mesmo inocentes remoções de paredes podem gerar prejuízos e transtornos entre proprietário e condomínio.

 

Quanto às Inspeções Prediais, a Norma de Inspeção Predial do IBAPE permanece como referência para a elaboração de laudos visando a manutenção de condomínios. 

A Inspeção Predial de Condomínios - ExpoRenault Barigui

 

Engenheiros da Teixeira & Costa demostraram a importância da inspeção de engenharia em condomínios na Habitacon, realizada no ExpoRenault Barigui. A inspeção predial em condomínios residenciais e comerciais é uma excelente ferramenta para diagnóstico das verdadeiras condições da edificação.

 

A natureza deste trabalho é o enfoque da engenharia. Os condomínios solicitam este trabalho antes da realização de Manutenções Prediais, evitando que esta proceda de maneira incorreta ou sem tratamento dos verdadeiros problemas da edificação. Como o Engenheiro Perito é independente, não há interesse na venda de produtos ou serviços desnecessários, sendo elaborado o Laudo unicamente sobre respaldo de Engenharia, apresentando uma lista de prioridades embasadas para que os responsáveis possam iniciar os trabalhos.

TEIXEIRA & COSTA ENGENHEIROS ASSOCIADOS - Todos os Direitos Reservados - 2020

Rua Prof. Maria de Assumpção, 744 - Hauer - Curitiba/PR - Fone: (41) 3308-2992

E-mail: contato@teixeiracosta.com